terça-feira, 12 de julho de 2011

GORDURINHA E SEUS DIREITOS AUTORAIS



A impressão que a querida e livre imprensa nos passa é de estar contra um dos grandes gênios da música popular, Gordurinha, ou Waldeck Artur foi um gênio não reconhecido e desprezado a elite musical. O que mais me choca é o fato de a imprensa atual cheia de recursos para consulta como a internet se manter calada diante de fatos relevantes.
Algumas musicas de Gordurinha continuam sendo creditadas a outros cantores, creditadas por profissionais da arte e por leigos que publicam em sites, blogs, e na vasta imensidão da internet, que parece ser incontrolável e sem punições por seus erros.
Vou citar aqui algumas das musicas que Gordurinha fez e como ele mesmo dizia, algumas de suas músicas fizeram um pouco de sucesso, tais como:
Chicletes com Banana que insistem em chamar de Chiclete com Banana
Suplica Cearense em que insistem creditar a Luiz Gonzaga
Entre outros sucessos estão Mambo da Cantareira, Vendedor de Carangueijo, Vendedor de Biscoitos, Baiano Burro Nasce Morto, Carta a Maceió, Orora analfabeta, Oito da Conceição, entre outros.
Então eu me pergunto e pergunto a vos caro leitor, porque a imprensa insiste em esquecer Gordurinha.
Eu imagino se fosse Gordurinha escrevendo esse texto ele escreveria mais ou menos assim:

Sentado em um banco na praça de seu Ferreira, em Quixeramobim no Ceará, mastigando chicletes com banana, escrevendo uma Carta a Maceió, ou assistindo um jogo entre SP x RIO, vendo a chuva castigar o Ceará, logo fará uma Suplica Cearense, comprando Carangueijo de um Vendedor, que é casado com uma Orora Analfabeta, que mora em Ipanema, mas vai de Mambo da Cantareira. De repente fazendo uma Prece Para os Homens Sem Deus, até mesmo pedindo para tenente bezerra pra sair da cadeia da vila, e viajar de avião.
Bom... Como dizia Gordurinha... eu não sou de nada só canto Baião
Chamo-me waldeck Luiz (Gordurinha Neto), sou neto de Gordurinha deixo aqui registrado minhas palavras e indignação por um artista talentoso e esquecido, onde em seus 42 anos de morte foram esquecidos e ainda é usurpado seu direito de reconhecimento a sua obra, grandiosa, onde nos mostra a cultura Brasileira e a história do Brasil em suas canções. Para não ser injusto vou tentar fazer juz aos grande que foram nobres a obra de meu avo ,como: Gilberto Gil , Fagner , Trio Nordestino , Genival Lacerda , Sergio Reis , Clara Nunes, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Wanderley, Venâncio e Corumba, Ary Lobo , me perdoem se não citei todos os que gravaram as musicas de meu avo, foram tantos, mas graças a vocês , meu avo ainda é lembrado. O Roberto Torres que escreveu a biografia de Gordurinha, a Elizabeth Nogueira que em seus blogs sempre menciona Gordurinha, e ao meu amigo Edmar Correa, jornalista e compositor, e grande divulgador da obra de Gordurinha.
Aqui deixo registrado meu agradecimento às emissoras que, mandei e-mails para render homenagens a Gordurinha na data de seu falecimento, e as respostas que vocês não me deram, muito obrigado de Gordurinha Neto.

Nenhum comentário: